Quais são os benefícios em comprar uma franchise em vez de abrir o seu próprio negócio?
Aqui estão alguns dos principais factores. Obviamente, muitos não se aplicam a todos os tipos de franchises, mas certamente às mais bem reputadas.
Baixo índice de fracasso: Quando compra uma franchise, está a comprar o conceito estabelecido com uma história comprovada de sucesso. Estatísticas mostram que franchises possuem uma melhor oportunidade de ser bem sucedido do que abrir um negócio independente. Empresas independentes têm 70% a 80% de hipóteses de não sobreviver aos primeiros anos críticos, enquanto franchises têm 80% de hipóteses de sobreviver (Michael M. Coltman, Franchising in Canada: Pros and Cons, Self-Counsel Press).
Ajuda inicial e após: Porque o franchisor tem interesse de assegurar que o seu negócio seja bem sucedido receberá muita ajuda no período de abertura e após para gerir este negócio de forma bem sucedida. Muitos franchises funcionam como "a partida operacional". quando compra uma fanchise recebe todo o equipamento,materiais e treino necessário para começar o negócio. Em muitos casos recebe treino regular e a ajuda com a gestão e marketing do negócio.
O poder de compra: O seu franchise beneficiará do poder de compra coletivo da companhia mãe poios esta possui a capacidade de comprar em grandes quantidades, por exemplo, uniformes, e passar este desconto para si.
Valor da Marca: Muitas franchises bem conhecidas têm um reconhecimento da marca mundialmente. Comprar uma franchise pode ser como comprar um negócio com clientes estabelecidos. Marca, logos, marketing e materiais de propaganda já terão sido desenvolvidos pela casa Sede por isso não há a necessidade de perder o seu tempo e dinheiro com tal atividade.
Reputação: A seguir a propaganda e marca, o franchiser beneficia da reputação protegida da casa mãe. Há normalmente departamentos legais designados que lidam com problemas inevitáveis tal como acidentes, queixas, e dificuldades com colaboradores. Isto é difícil de ser replicado num negócio independente.
Então o que deve procurar quando comprar uma franchise? Entre outras coisas:
Uma companhia com experiência de mercado e uma boa reputação: A compra de uma franchise a uma companhia com um bom histórico prevenirá algumas das armadilhas associadas ao início o do seu próprio negócio. Se a companhia tem uma experiência sólida na sua indústria, é bem provável que já tenham experiência em qualquer dos problemas que possa encontrará e, portanto, poderá ajudá-lo.
Uma companhia que é membro da Associação Britânica de Franchising (ou outra Associação reputável): Ser membro da BFA envolve ser submetido a uma rigorosa avaliação que envolve uma série de factores como: livros e registros financeiros da casa mãe, o contrato legal de franchise, oferece informações e referências de franchises já existentes. O objetivo da revisão é confirmar que o programa de franchise é:
- Viável: o produto é vendável com um nível de lucro que vai sustentar uma rede de franchises
- Transferível: o saber como fazer pode ser transferido para novos franchises
- Ética: Estruturada e a operar de acordo com os princípios éticos estabelecidos no Código Europeu de Ética
- Franchising, que abrange questões de publicidade, seleção e lidar com franchises
- Divulgação: toda a informação sobre o negócio relevantes para a proposta de franchise e contrato são divulgadas sem ambiguidade aos potenciais franchises. Uma lista completa dos membros da BFA pode ser encontrada em: www.thebfa.org
Uma companhia que se sinta feliz em dividir detalhes da suas franchises existentes: Você deverá sentir-se livre para conversar com quem quer que seja antes de tomar a sua decisão de comprar uma franchise ou não. Tenha em atenção a franchisados que providenciem uma lista seletiva e não extensiva dos seus franchises.
Uma companhia que já tenha estabelecido um projeto piloto com sucesso: Se assim não for, como é que eles podem esperam que você consiga fazê-lo?
Uma companhia que não tenha um número excessivo de "franchises fracassadas": A maioria têm um caso raro de uma franchise que não funcionou. A companhia deve estar preparada para partilhar esta informação consigo e partilhar detalhes das razões para o seu fracasso.