Escrito por Adam Pescod Segunda-feira, 12 de Outubro de 2015. Postado em Elite Franchise
http://elitefranchisemagazine.co.uk/international/item/young-footballers-around-the-world-are-flocking-to-little-kickers?fb_action_ids=10153249248308037&fb_action_types=og.likes
A Little Kickers é um brilhante exemplo de uma franquia Britânica que atingiu o sucesso também no exterior. A franquia de treinamento de futebol para crianças, hoje opera em 16 países – e este número está aumentando.
Antes de fundar a Little Kickers, franquia de treinamento de futebol para crianças, Christine Stanschus tinha uma carreira extremamente bem-sucedida na metrópole, por último trabalhando como diretora colateral de Marketing Europeu para J.P.Morgan. Não é necessário dizer que a natureza de tal cargo significava que sua vida familiar ficava em segundo plano, algo que levou Christine a se afastar do mundo corporativo. “Eu acabava ficando mais fora do que em casa, então decidi que eu precisava encontrar outra coisa”, diz Christine.
O que também significaria que ela pudesse então, passar um maior tempo de qualidade com seu filho Lukas, que era apaixonado por futebol. “Ele simplesmente amava futebol’, diz Christine. “Eu o levava todo dia para Wandsworth Common (praça pública em Londres) e eu tinha que ficar no gol enquanto ele chutava a bola em mim”.
Mas, por mais que ela desfrutasse dessa ‘troca de chutes’ com Lukas, Christine achava que ele se beneficiaria muito mais de um treinamento próprio de futebol. “Era bem incomum que mulheres da minha geração jogassem futebol”, ela diz. “Eu apenas pensei que houvesse outras pessoas que eram mais qualificadas do que eu para ensiná-lo futebol”.
Uma conversa no parque resolveu seu problema. “Eu esbarrei em um rapaz que estava lá, jogando futebol com seu filho”, diz Christine. “Eu tive uma pequena conversa com ele sobre se ele se interessaria a dar aulas para Lukas e alguns amigos”. Ele concordou, e, quando os pais começaram a afluir para as aulas com seus filhos, Christine percebeu que poderia haver uma oportunidade de levar a ideia um passo à frente.
Junto com dois amigos (que ela tinha então contratado) Christine em seguida estava dando várias aulas ao redor de Londres, aulas queeram voltadas para crianças de 18 meses a 7 anos. Conforme ela explica, os pais estavam menos atraídos pela perspectiva de transformar seus filhos no próximo Lionel Messi e mais pela oportunidade de uma atividade física significativa. “O principal objetivo era dar às crianças uma introdução prazerosa ao esporte”, diz Christine.
E, embora o primeiro treinador da Little Kickers tivesse uma boa noção de futebol, esse não é um pré-requisito para todos os treinadores Little Kickers. “Nós procuramos pessoas que se relacionem bem com as crianças, adorem passar tempo com elas e gostem de atividade física”, diz Christine. “Nós desenvolvemos um programa de treinamento abrangente que pode levar até o jogador de futebol mais inexperiente a um nível onde ele será capaz de transmitir nosso programa de forma muito competente”.
Tampouco a necessidade de experiência com futebol é uma necessidade para franquias Little Kickers. Christine explica que ela procura pessoas que amam o que fazem, voltadas para o sucesso e motivadas, acrescentando que os franqueados recebem todas as ferramentas necessárias para criar e gerir um negócio bem sucedido.
Foi no começo de 2004 que a Little Kickers vendeu sua primeira franquia. Naquele ponto, Cristine estava dando 35 aulas por semana por toda Londres e a demanda decretou que estava na hora de levar o conceito a nível nacional. “Ao franquear o negócio, nós estabelecemos uma rede de empresários que têm verdadeira paixão por aquilo que fazem e são bem orientados a fazer o negócio dar certo”, ela diz. “Também nos permitiu expandir nosso programa exclusivo rapidamente, em um grande mercado, o que minimizou o surgimento de uma concorrência mais séria”.
A rede de franquias cresceu rapidamente e a Little Kickers em seguida começou a gerar interesse fora do país. Entretanto, Christine teve o cuidado de não expandir seus horizontes para além do Reino Unido muito cedo. “Embora tenha sido muito tentador aumentar os negócios em mercados novos nessa fase inicial, nós sentimos que era de extrema importância desenvolver uma base sólida no Reino Unido antes de expandirmos para o exterior”.
Em alguns aspectos, o sucesso global da Little Kickers não deveria ser uma grande surpresa. O maravilhoso jogo oferece um âmbito que vai muito além de qualquer outro esporte. “A popularidade do futebol como esporte está crescendo drasticamente em um grande número de mercados ao redor do mundo”, diz Cristine. “A China está no topo da tabela com mais de 26 milhões de participantes ativos, e países como Indonésia, Bangladesh e África do Sul, têm níveis de participação mais elevados do que o Reino Unido”.
A Little Kickers está presente agora na China mas Cristine diz que visar este país como seu primeiro posto internacional teria sido imprudente. “Há toda uma série de países como a China, onde o futebol é enorme, mas onde a infraestrutura de negócios e modelos de franquia não são particularmente conhecidos – ou onde as leis sobre franqueamento não são tão fortes.
Ao invés disso, a Little Kickers visou países de língua inglesa primeiramente, começando com a África do Sul. O que serviu como um bom teste de sua aplicabilidade em outros países, enquanto provia a confiança
necessária de que poderia dar certo em climas estrangeiros. “Nos permitiu fazer um pré-teste em países onde nós poderíamos manter o mesmo website, o mesmo sistema de negócio e todo o resto na mesma língua”, diz Christine. “(E) também nos permitiu expandir progressivamente o que fazíamos, para que então, pudesse funcionar em outros países”.
Claramente, encontrar a pessoa certa para se tornar um Máster Franqueado é crucial para o sucesso de qualquer Little Kickers estrangeira. “Além de ter o caminho e o entusiasmo para montar o programa em um
novo país, é também muito importante que os franqueados queiram assumir a franquia pelas razões certas, e entender e se identificar com nossos princípios’, diz Christine. “Nossos contratos máster tem a duração de dez anos, portanto é muito importante que as pessoas que escolhamos se encaixem muito bem ao programa”.
Embora vender Máster Franquias possa significar perder um pouco do controle, colocar cada franquiado em um esquema-piloto de seis meses, é algo que ajuda a dar Cristine, uma tranquilidade de que a pessoa em questão será capaz de fazer o negócio funcionar no seu respectivo território. “Uma vez que tenhamos trabalhado com nosso máster franqueado para garantir que a franquia é viável e replicável em seu país, ele pode então, começar a vender franquias a terceiros”, diz ela. “Nós reconhecemos que devemos trabalhar com nossos máster franqueados para fortalecer nosso modelo existente, baseado em suas recomendações, visto que estes possuem um maior conhecimento do seu mercado local e suas necessidades, do que nós”.
Com 193 franqueados executando 239 franquias ao redor do mundo, a Little Kickers definitivamente percorreu um longo caminho desde suas raízes em Wandsworth Common (Londres). O que levou também a grandes mudanças na vida de Christine: ela se mudou para Toronto, seis anos e meio atrás, com seus dois filhos e seu marido Frank, que assumiu a Máster Franquia no Canadá. O casal enxergou que seria o lugar ideal para suas crianças crescerem, porém, este passo também foi motivado pelo negócio. “Nós estamos em um fuso horário diferente do do Reino Unido e isso nos permite alargar nossa janela de suporte que podemos oferecer para nossos franqueados, o que se tornou cada vez mais importante com o negócio se expandindo para novos mercados”, diz ela. “E também dá ao negócio um toque mais internacional; nós somos uma empresa internacional se expandindo em novos mercados, em vez de uma empresa do Reino Unido em expansão no exterior”.
Portugal é o próximo porto de escala para a aventura internacional Little Kickers e Christine, também sente que há oportunidades significativas para franquias em todo o resto da Europa, Oriente Médio e Índia.
Como a popularidade global do futebol indo em apenas uma direção, não é de se admirar que Christine tenha grandes esperanças para o futuro. “Em muitos dos países onde a Little Kickers opera, o futebol é o esporte mais praticado e essa tendência parece estar em ascendência”, diz ela. “Como tal, esperamos que o interesse internacional no nosso programa de franquias, continue a florescer”.